quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conselho de Saúde critica mudança do CEREST e pauta para a próxima reunião

A mudança do CEREST, que havia sido pautada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) como informe da Secretaria de Saúde, acabou numa grande discussão, com vários conselheiros questionando a mudança e a justificativa da Secretaria de Saúde para fazer isso.

O representante do Sindicato dos Rodoviários questionou o argumento da Secretaria de Saúde de que no novo local há mais linhas de ônibus. José Ivo, que trabalhou como motorista nas linhas municipais durante muitos anos, citou as linhas que passam em ambos os lugares e deixou claro que a av. Conselheiro Nébias é muito mais servida de linhas de ônibus que o Canal 1.

O representante dos trabalhadores, Rubens Panico, questionou o fato de um trabalhador do CEREST, que se posicionou contra a mudança do CEREST, tenha sido transferido da unidade logo após isso. Ele argumentou que este trabalhador possui especialização em Saúde do Trabalhador, e a transferência desse trabalhador para outra unidade só irá prejudicar o serviço público, pois no CEREST ele poderia prestar um serviço muito melhor devido sua especialização.

O presidente do CMS, Luiz Antonio, colocou o risco dessa permuta ser questionada na justiça, visto estar beneficiando claramente uma clínica privada.

O Fórum Popular de Saúde da Baixada Santista se posicionou contra a mudança do CEREST, deixando claro que, se tal mudança ocorrer, mais uma vez o interesse privado estará sendo privilegiado em relação ao interesse público.

Após grande discussão, ficou decidido que a diretoria executiva irá fazer uma reunião ampliada com a presença da CIST e dos trabalhadores do CEREST para aprofundar o assunto, e será novamente pauta da próxima reunião do Conselho de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário