sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Carta de Apoio a Saúde do Trabalhador

A Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador de São Paulo vem a público manifestar seu repúdio a Prefeitura Municipal de Santos pelo seu sistemático desmonte ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). É inaceitável que uma unidade pública do SUS, excelência em atenção à saúde dos trabalhadores possa conviver com um processo de sucateamento, ataques e perseguições recentemente desencadeadas pelo gestor municipal aos trabalhadores da unidade que questionavam esse sucateamento, inclusive resultando em represálias e transferência de trabalhadores da unidade.

Essa atitude da Prefeitura Municipal de Santos representa mais um ataque ao SUS e aos trabalhadores, e não esta descolada de um conjunto de ações onde os governos dos patrões vêm operacionalizando um grande processo de destruição e venda do nosso patrimônio: o Sistema Único de Saúde, aos tubarões da iniciativa privada.

A Saúde do Trabalhador é um direito, é uma conquista histórica da classe trabalhadora e seus serviços devem ser um instrumento de defesa e atenção a saúde dos trabalhadores oferecidos pelo SUS. Por isso, reafirmamos que os CRSTs são uma conquista e um direito dos trabalhadores garantido na Constituição Federal e na Lei 8080/90, sendo fundamental para a melhoria das condições de saúde e de trabalho do povo brasileiro.

A Plenária de Saúde do Trabalhador de São Paulo que é um espaço legítimo de organização dos trabalhadores, movimento social, sindical e do controle social vem prestar seu apoio em defesa do CEREST de SANTOS e fundamentalmente a disposição da luta e resistência os governos de patrões.

• Contra todas as formas de Privatização da Saúde;
• Em defesa do Controle Social;
• Contra o sucateamento e precarização dos CEREST de Santos;
• Contra a perseguição e criminalização dos trabalhadores;
• Pela defesa e fortalecimento da Saúde do Trabalhador, universal,
pública e de qualidade para todos trabalhadores;
• Contra os ataques de patrões e governos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário